domingo, 2 de junho de 2019

Pontos para o seminário sobre Eudaimonia

Resultado de imagem para diogenes


Grupo 1 – Os cirenaicos (3 pessoas)

Pontos que precisam ser explicados:

1. Iniciar mencionando quem foi o seguidor de Sócrates que fundou a escola e qual era o principal objetivo dela.
2. Explicar por que a base da filosofia cirenaica é fisiológica e psicológica.
3. De que modo nessa doutrina se valoriza um subjetivismo só comparável aos tempos modernos?
4. Há espaço para pensar nos outros, na ordem social, enfim na sociedade?

Referências para pesquisa:



Grupo 2 – Aristóteles e a Ética à Nicômaco (4 pessoas)

Pontos que precisam ser explicados:

1.      Começar relembrando que eudaimonia, para Aristóteles, tem a ver em primeiro lugar com vida ativa, ou seja, escolher e agir com vistas à excelência (ver o significado e explicar). Ou seja, não há felicidade se ficarmos parados ou desperdiçarmos nossas potencialidades. (elaborar exemplos para ilustrar isso)
2.      Em segundo lugar, Aristóteles destaca a importância de nossa faculdade racional, e atrela o alcance da felicidade ao seu uso. [pode-se elaborar um exemplo disso discutindo a utilidade de estudarmos tantos anos]
3.       Além de fazermos uso da razão, além de buscarmos a excelência, é necessário desenvolvermos a sabedoria prática. (explicar esse conceito, destacando aqui a importância do meio termo nas ações)  
4.      Concluir que a virtude é necessária, mas não suficiente para alcançarmos a eudaimonia. Eudaimonia é vida de excelência de acordo com a razão.

Referências para pesquisa:


Grupo 3 – A escola cínica (7 pessoas)

Pontos que precisam ser explicados:
1.      Apresentar e focar a fala em Diógenes de Sinope, descrevendo quem foi este homem de hábitos únicos e extravagantes. Como seu despojamento e seu testemunho protagonizaram um estilo ímpar que fincou e imortalizou o modo de vida cínico [ressaltar aqui por que os cínicos valorizavam a ação e não tanto o pensar]
2.      Destacar o rosto do exilado e a pobreza (a vida austera), mas também a obsessiva ânsia por desfigurar e criticar as convenções sociais
3.      Contar algumas das sátiras que ele usava, anedotas e aforismos (chreiai). Mostrar qual era a função delas, a quem provocavam e de que modo elas conferiam originalidade à doutrina
4.      Problematizar o dilema natureza x costumes
5.      Explicar de onde vem o auto-imposto apelido de cínico (como um cachorro!) e daí todo o reexame radical da natureza animal do ser humano
6.      A influência exercida sobre o Epicurismo e o Estoicismo
7.      Concluir mostrando que a felicidade para os cínicos estaria na virtude de viver conforme a natureza, buscando a autarquia (explicar o que significa esse conceito e os desdobramentos dessa ideia).

Referências para pesquisa:                      


Grupo 4 – O estoicismo (7 pessoas)

Pontos que precisam ser explicados:
1.      Contextualize quando surgiu o estoicismo e quais os pressupostos dessa doutrina.
2.      Deixar claro que a virtude é o único e suficiente bem.
3.      Explique quem foi Epiteto, contando um pouco da sua história, do que ele deixou e a que período do estoicismo pertenceu.
4.       Para os estoicos, qual é o fim supremo que todos deveríamos buscar? Por quê?
5.      O que são os conceitos de apatia e ataraxia? Articule-os.   
6.       Por que, para além da filosofia, o estoicismo implica num estilo de vida, numa sabedoria prática?
7.      Destaque 3 coisas que chamam a atenção no manual de Epiteto.
8.      Identifique 3 pontos de aproximação entre o estoicismo (grupo 4) e o cristianismo.

Referências para pesquisa: https://en.wikipedia.org/wiki/Epictetus
https://en.wikipedia.org/wiki/Stoicism (ver a introdução e a parte da ética)


Grupo 5 – O Epicurismo (7 pessoas)

Pontos que precisam ser explicados:

1.   Começar enunciando, em voz alta: “O prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz!”  Explicar rapidamente o significado do termo hedonismo e como ele se articula com a noção de felicidade no epicurismo.
2.    Falar dos diferentes tipos de prazer à nossa disposição: catastemáticos e cinemáticos. Explicar por que devemos fazer um cálculo entre eles e buscar os primeiros (Dar exemplos)
3.   Comentar como foi a vida de Epicuro (sua saúde, sua conduta, suas virtudes). Dizer por que seus discípulos viam nele uma pessoa iluminada, diferente, uma referência de vida.
4.   Resgatar o conceito de ataraxia do grupo 4 e mostrar a diferença entre a compreensão estoica da compreensão de Epicuro.
5.   Apresentar a pergunta de Epicuro: Quais seriam os maiores medos do ser humano? O que Epicuro ensinava para aplacar esses medos? Onde entra o chamado tetraphármacon?
6.   O que é o atomismo? Que mudanças Epicuro introduziu à tese de Demócrito ao propor o conceito de clinamen?
7.   Quando e por que Epicuro fundou o seu Jardim? Como era esse jardim? O que o filósofo pregava a respeito da Amizade?

Referências para pesquisa:


Grupo 6 – Eudaimonia na contemporaneidade (7 pessoas ou mais)


Questões para tratar:
1.        Iniciar deixando claro que a noção de vida boa na contemporaneidade é bastante diluída, sendo redirecionada para uma perspectiva fortemente subjetiva.
2.   Para fazer um contraste, pode-se mencionar como a noção de hábitos virtuosos, que remete à ética aristotélica (grupo 1), chega até os nossos dias, dizendo onde essa noção ainda é utilizada. Porém, ao final, ressalte-se as limitações da ética aristotélica. (ver livro didático, p. 183)
3.   Fazer uma rápida apresentação de Lipovetsky: escolha um ou dois pontos da entrevista como ponto de partida.  
4.   Estabeleça uma relação: o que existe na filosofia cirenaica (grupo 2) que persiste como um apelo forte ainda hoje, e que está na leitura que Lipovetsky faz da sociedade contemporânea?
5.   Como as pessoas pensam a moral hoje, segundo Lipovetsky? A que elas estão renunciando? O que elas querem? [Depois de responder, apresente dois exemplos do nosso cotidiano que confirmem, de forma convincente, a tese do filósofo]
6.   Após a leitura da entrevista com Lipovetsky, o grupo teve uma sensação de alegria ou de vazio? Justifique.
7.   Agora tomando a entrevista de Santiago Beruete. Aponte e desenvolva 4 semelhanças entre ele e o filósofo Epicuro (apresentado pelo grupo 5).
8.   Quando e de que modo Santiago a) retoma Sócrates; b) repete Aristóteles, c) confirma Lipovetsky?